Segundo as palavras do site, Wikipédia, bullying é:
"Um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma."
Ou seja é o ato em que um individuo considerado por ele mesmo maior e mais importante comete atos abusivos contra outras pessoas que deveriam ser considerados seus colegas de classe!
De uma forma ou de outra bullying é uma forma desrespeitosa de se tratar alguém considerado crime poder ser efectuado de varias formas: desde apelidos, chacota, agressões físicas e morais. Pode causar traumas profundos em quem sofre que leva desde depressão a comportamentos violentos e possíveis suicídios.
O que mais incomoda as pessoas que sofrem de bullying?
- Os comentários maldosos e abusivos sobre modo de se vestir, de se portar, condições financeiras, relacionamentos amorosos, vida sexual, capacidades físicas e mentais, e muitas outras coisas;
- O suposto isolamento da vitima provocado principalmente pelos agressores;
- Chantagens da parte do agressor;
- Agressões físicas.
- Agressões cometidas através de recursos tecnológicos.
- Se fingirem de falso amigo para conseguir informações que possam faser com que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas.
Pesquisa mostram que:
- Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, de 5.482 alunos entre 5ª a 8ª séries de 11 escolas do Rio de Janeiro, mais de 40,5% admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying;
- O bullying já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental do país, seja como agressor, vítima ou em ambas as posições;
- 2.000 entrevistados, 49% estavam envolvidos com a prática --22% eram vítimas, 15% agressores, e 12%, vítimas agressoras;
- As vítimas são tímidas, de ambos os sexos, possuem alguma característica marcante, tanto comportamental como física (obesidade ou baixa estatura, por exemplo), possuem, em média, 11 anos e não reagem contra a gozação.
Podemos tirar então as seguintes conclusões bullying não é um comportamento exclusivo de ninguém, é praticado em todas as partes do mundo por todo tipo de adolescentes e de todas as formas, geralmente os praticantes de bullying já sofreram ou sofrem algum tipo de agressões parecidas seja de seus familiares, amigos, vizinhos ou pessoas de outras turmas, e fazer isso com outras pessoas é só um modo que ele encontra de fugir disso.
Então não esqueça se você sofre algum tipo de bullying não reaja as agressões isso só vai faser piorar. procure o mais rápido possível a ajuda de alguém seja seus pais, professores, amigos eles vão poder te orientar e tentar descobrir os motivos da agressão. E nunca tente descarregar a raiva em cima de outras pessoas pois isso não te fará melhor que aqueles que fazem isso com você.
Lembre- se bullying é crime e você tem os seus direitos e também quem te apoie por isso procure ajuda.
Até o meu próximo texto e por favor comentem quero saber suas opiniões!!!
Beijão!!!